Translate

sábado, 12 de julho de 2014

MUDANÇAS

Em 21 de abril desse ano iniciei as postagens dos meus contos. Quando comecei, minha pretensão era postar contos completos, que escrevi em 1980 a 1996. Depois de uma hibernação que levou mais de dez anos, conforme ia reescrevendo esses contos antigos, novas ideias foram surgindo. E houve uma mudança nos meus planos.
Os contos antigos tinham, em média, cerca de sete a dez páginas datilografadas. Mas quando os reescrevi, suas páginas aumentaram. E qual foi o motivo?
Primeiro, que os manuscritos antigos foram jogados fora, mas a base da história continuaram na minha memória. Conforme ia escrevendo (agora pelo word), novos elementos surgiam, e a história adquiria mais consistência.
Decidi então pegar os contos maiores e separa-los em capítulos. Acredito que ninguém teria a menor paciência de ler um conto de 30 páginas postado integralmente no blog numa tacada só. Uma coisa é ler em um livro ou pelo e-book, outra é no blog.
Então separei em capítulos o primeiro conto que postei, Eu sei quem você é, mas você não sabe quem eu sou, e gostei do formato. E peguei as histórias mais curtas e postei nas terças e quintas - às vezes no sábado também - mas conforme foi passando os dias, essas histórias curtas terminaram. Até improvisei, criei alguns continhos sem pretensão de última hora, mas não é toda hora que a inspiração bate na sua porta.
O que tenho agora são contos quilométricos, com mais de trinta páginas. Por isso tenho postado O Prêmio todos dias. A previsão é que tenha entre 37 a 40 capítulos. Se fosse colocado três vezes por semana, acabaria em agosto para setembro.
E quero mostrar outras novidades, algumas quase completas e outras em fase de elaboração ainda. 
Tem um conto que estou reescrevendo agora, com o título de Trato é Trato, que escrevi em 1996. Nesse tempo, a história não passava de dez páginas. Hoje cheguei na página 50 e ainda não chegou no clímax. Essa é a próxima que publicarei em capítulos.
Outra história que se alongou demais é Interligados. Também tem 40 páginas e ainda não chegou na metade.
Por isso, haverá uma mudança no blog. Postarei essas histórias em capítulos, e os contos completos (os mais curtinhos, de quinze páginas no máximo), juntarei para publica-los durante a semana inteira.
Mas não vou deixar em branco as páginas do meu blog. Que seja em capítulos ou inteiros, de segunda a sexta sempre terá uma história para meus leitores insistentes.
E não percam nessa semana O Prêmio. A adrenalina vai correr solta a partir de agora!

Rogerio de C. Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário