Translate

domingo, 1 de junho de 2014

O QUE PUBLIQUEI NA SEMANA E O QUE VEM POR AÍ

Essa semana iniciei no blog a novela O Prêmio. Como é uma história extensa, com previsão de 25 a 30 capítulos,mudei a postagem nessa semana. Pus os primeiros cinco capítulos, e na semana que vem volta o que era antes, ou seja, nas segundas, quartas e sextas. O estilo da narrativa é de forma lenta, gradual. Mas garanto que a partir do oitavo, nono capítulo, surpresas estão reservadas nas desventuras de Mônica e cia.
Essa história nasceu durante um sonho. Sonhei com uma mulher que ganhava um prêmio e não queria dividir com ninguém. Quando acordei, abri o Word e pus o título. Ótimo, pensei, tenho um conto de dez a doze páginas na cabeça. Mas conforme ia escrevendo, os personagens secundários ganharam força, personalidade, e quando dei por mim, já tinha escrito 30 páginas e a situação central da trama não tinha iniciado ainda. Relaxei e fui escrevendo as cenas, e muitas delas aconteceram naturalmente. A princípio seria apenas a personagem principal, Mônica, que teria vez no conto. Mas Adroaldo, Felipe, Guiomar, Jorge, dona Amélia, resolveram se intrometer e pedir seu espaço na trama. E deu no que deu, uma novela com 140 e poucas páginas.
Ao invés do Prêmio, eu ia postar o conto Destino: Incerto, com 7 capítulos. Mas depois do Bom Vizinho, com Mário Regino aprontando, achei que ia ser repetitivo botar um conto com uma personagem, Elaine, aprontando em cima de Júlio, seu companheiro. Preferi deixar de lado, e talvez a publique depois. Isso se não colocar A Casa Amarela, Interligados, Um dia o sol brilhará... Como disse, tenho um batalhão de contos, curtos ou não, para continuar com o blog durante um bom tempo. Sem contar os que escrevi nos anos 80 e 90, tenho os que escrevo hoje.
Nessa semana, por exemplo, disse que não ia publicar nenhum conto completo. Não consegui. Tanto que na terça-feira, dia 27/05, postei o conto Angelical e Pura. Essa história foi escrita na década de 80, época que ainda era influenciado por Nelson Rodrigues. Até hoje guardo na memória a essência do conto, e a inspiração foi uma paixonite que tive por uma menina que estudava comigo, e seu nome era Angela. Daí para o título foi um pulo...
Outro conto na semana foi Se Me Chamarem Diga que não Estou. Escrevi no dia 29 de maio durante a tarde. Pensei no título e os parágrafos fluíram naturalmente. Não tinha a mínima ideia do conteúdo, mas como não planejo muito o que vou escrever mesmo, deu no que deu...
E sábado foi a vez de Reticências. Essa é dos anos noventa. Também uma brincadeira, sem ordem cronológica, sem lógica... O tema: Reflexões de um mendigo. Só. Frases soltas ao vento, palavras aleatórias...
E o que vem por aí? Bem, tem vários contos, só que aprendi o seguinte, toda vez que falo que vou botar tal conto, aparece outro. Só garanto que na terça e quinta terão os contos completos, isso se a internet permitir ou meu laptop não dê pau.


Rogerio de C. Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário