Translate

sexta-feira, 25 de abril de 2014

MINHAS HISTÓRIAS




 A finalidade do blog "Quem quer contar um conto" é para divulgar meus contos. Como já tenho um grande acervo de histórias escritas, imaginei um diário que pudesse lança-los mesmo que não fossem lidos, mas com uma leve esperança que sim. Qual é o autor que não gosta de ter os seus leitores?

 Eventualmente os primeiros leitores de um autor iniciante são seus parentes mais próximos ou seus amigos. Quando escrevemos um conto, uma poesia ou um romance sempre acreditamos que é uma obra de arte. E quando os mostramos para uma opinião, podemos ficar chateados com as críticas que recebemos.

 Isso já aconteceu comigo. Minha primeira leitora foi minha mãe e eu tinha 17 anos. Mostrei alguns contos e ela ficou horrorizada com os temas que eu acreditava serem originais. Fiquei chateado, mas nunca mudei minhas ideias para minhas histórias. Claro que com o tempo fui me aperfeiçoando, e no início quando escrevia influenciado por Nelson Rodrigues e Shakespeare, consegui encontrar o meu estilo.

 E qual é o meu estilo? Gosto de histórias. A ideia me vem na cabeça e passo para o papel ( ou no Word ). Não me atenho a um tipo só.

 Quem acompanhar o blog poderá perceber os vários estilos que tenho, temas dos mais variados, mas sempre com minha marca.

 Gosto de escrever contos introspectivos onde mostro só um personagem e seus dilemas diante da vida, contos que extrapolam a normalidade, contos grotescos, góticos, esperançosos, críticos, absurdos, surrealistas...

 Mas independente dos temas, sempre foco em pessoas normais, pessoas que convivem aos nossos lados e que não percebemos se tem problemas ou não.

 Atualmente estou finalizando três contos bem interessantes, diferentes entre si.

 No conto intitulado O Prêmio narro a vida de uma dona de casa desiludida com sua vida que é cuidar do marido mal humorado e de três filhos. Sua vida é tão insossa que ela se submete a tudo sem reclamar. Isso muda até que ela vê um anúncio na televisão, e a partir daí ela se transforma em outra pessoa, mesmo que para isso possa destruir sua família.

 E no conto Interligados o tema é sobre duas mães que tem seus filhos na mesma noite e por um erro as crianças são trocadas. E trinta anos depois, uma das crianças trocadas pratica um assalto na casa de um milionário, e que desconhece que seja seu pai biológico.

 E o conto Uma História Logicamente Ilógica pois Ilógicos Somos é sobre um dia na vida de um sujeito que nada dá certo, que beira ao absurdo. Uma história mais leve que as duas acima.

 Como disse, estou finalizando os três, que publicarei no meu blog, provavelmente em capítulos. Sempre gostei dos folhetins em capítulos, e nas segundas-feiras e quintas-feiras são os dias destinados para isso. E uma vez por semana um conto completo.

 Sinceramente espero para aqueles que acessem o blog e leiam algum conto meu, que faça um comentário, que seja uma crítica ou até um elogio. Só assim vou poder saber se aquilo que escrevo vale alguma coisa ou não.

 E para aqueles que também escrevem e queiram trocar ideias, estou à disposição. Nossa tribo é muito restrita e é sempre bom nos unirmos para nos fortalecermos nesse mercado não tão valorizado como merece ser.

 Espero que se divirtam e estou aberto a todos comentários.


Rogerio de Castro Ribeiro
25 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário